sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dèja-vu's de início de semestre ou, como também se pode chamar, "o dia da escolha de horários"

Com um novo semestre prestes a começar as preocupações são muitas: como serão as novas disciplinas/novos professores/novas turmas/novos horários são algumas delas. Na minha faculdade, além do conhecimento de quais as teóricas a que podemos (e, por vezes, devemos) faltar, o dia da escolha dos horários é uma data a anotar em calendários, telemóveis, agendas e folhinhas por toda a parte. No fundo, é um dia a dedicar exclusivamente à faculdade e à escolha de horários.

O namorado faz anos? - Faz-se a festa noutro dia.

Há um jantar importante? - Não tem problema, vocês não gostavam realmente das outras pessoas convidadas.

O cachorro precisa de ir à rua? - Peçam ao vizinho da frente.

A loja X está a fazer uns descontos brutais e está a maior loucura lá dentro? - Imaginem que a vossa conta bancária ficou a zeros.

O que eu quero dizer é que se tiverem planos para o dia da escolha dos horários podem esquecê-los: o que quer que seja não vai acontecer!

Os horários para este próximo semestre saíram hoje e são péssimos! Lembro-me da minha primeira escolha de horários: foi num dia de praxe, começou ao fim da tarde e acabou com festa e convívio pela noite dentro. Já na altura os horários eram péssimos. O pessoal mais velho e experiente nesses assuntos dizia que "os horários do 1º ano eram os melhores", mas acho que todos sabíamos que não era bem assim e que, no fim de contas, acabam por ser todos péssimos e completamente aleatórios.

Durante o tempo de espera surgem imensos planos, que partem do pressuposto em que A espera por B e escolhem horário X, mas, chegados à sala de escolha, facilmente percebem que não há turmas abertas para duas ou mais pessoas ficarem juntas e acabam por ter que escolher as aulas, turma por turma, até que, a certa altura todas as turmas são abertas novamente. É um jogo de azar, em que nem sempre o facto de se ter um bom número vai significar um bom horário. É uma questão de sorte!

O facto é que os problemas associados a este dia tendem a aumentar com o passar dos anos. Apesar da réstia de esperança de que um dia (em tempo útil, enquanto eu ainda for aluna) as coisas corram bem e sem stresses, o facto é que a realidade é bastante diferente. É, para mim, o dia mais stressante de cada semestre, e também o mais desorganizado e aleatório e desta vez não será diferente. É também a penúltima vez que irei passar por este processo e irei esperar impacientemente a minha vez (o dia inteiro, se chegarmos a esse ponto), por um horário que seja bom para mim. Por enquanto, ainda estou de férias... .




Sem comentários: