quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Olá, podes dar-me o teu e-mail?"

- "Upppssss....!"
               

STOP, pára tudo!

Andava eu a vaguear pelo facebook, quando vejo no feed de notícias, uma publicação de uma rapariga num grupo (juro que não andava a cuscar). Nessa publicação estava um endereço de e-mail para futuro contacto, mas já voltamos a isso daqui a pouco.

Lembro-me que, por altura do 9º ano, o Messenger (agora em declínio e com fim agendado para 15 de Março) estava em alta. Toda a gente tinha um endereço de e-mail; toda a gente ficava horas acordada no MSN a falar com amigos, em janelas de conversação com fundos personalizados e até animados. Tratava-se da era pré-Skype, em que a maior preocupação dos miúdos da minha idade era conseguirem guardar o maior número de "emoticons" possível, ainda que sob o risco de estes tornarem qualquer conversa futura numa mensagem encriptada, praticamente ilegível ao comum mortal. Foi também a época em que todos adolescentes criaram os seus primeiros endereços de e-mail.

Em 2006, tinha eu 14/15 anos, criei o meu primeiro endereço de e-mail. Foi, na altura, como que "um pequeno passo para o Homem, um passo gigante para mim"! Foi a minha amiga C. quem insistiu para que eu o fizesse, quem me explicou todas as vantagens deste mundo inteiro à distância de um clique e, na realidade, quem mo criou. Decisão tomada, ok, mas eis que surge um problema: qual será o meu endereço de e-mail? Relembrando que, na altura, tinha apenas 14 anos a resposta era para mim óbvia: tinha de ser badgirl_qualquer coisa! Analisando bem a questão, eu não era nenhuma bad girl, nem nada que se parecesse a isso; era até bastante tótó e calminha, personalidade que mantive durante os anos que se seguiram (bem... mais ou menos!). A única razão para tal endereço de e-mail prendia-se com o facto de, na altura, todas as outras miúdas de 14 anos terem endereços iguais! Pois.... .

Felizmente, no meio de todo aquele "entusiasmo" e desejo de criar uma "persona" online com uma personalidade totalmente diferente da minha, eis que uma luz de inteligência surgiu sobre mim e me fez perceber que um endereço de e-mail com o meu nome era uma opção muito melhor. E foi assim que aconteceu. Claro que não me salvei dos inúmeros blogues (relembro 2006 como um dos anos em que ter um blogue era "super fashion") que criei ou em que participei em que se falava de coisas, vá, de miúdas (vulgo, pitas - sadly, já fui uma delas).

Conheci, no entanto, toda uma série de pessoas que, devido a endereços de e-mail mais cómicos acabaram por passar autênticas vergonhas. Ainda na altura, lembro-me do meu prof. de Português pedir os nossos e-mails para o envio de TPC's e um colega meu ter um endereço que, era de tal forma estranho, que fez o meu professor rir-se quase tanto como quando ouviu, a meio de uma aula, um relato de um sonho (daqueles que temos quando dormimos) vindo de um colega meu, que metia baratas gigantes que atiravam gatos pela janela.

Já nos tempos mais actuais, ainda me é possível encontrar pessoas com endereços de e-mail em que constam palavras como "star", "badgirl" (sim, elas ainda andam por aí), "miss [inserir nome], "namuradinha_duh_meu_mor" e diminutivos do nome próprio da pessoa, entre outros... .

Para mim, endereço de e-mail é como número de telemóvel: será o mesmo para sempre; excepto se começar a ser bombardeada com spam e vírus. Graças a isso, criei outro e-mail que mantenho até hoje: ou porque é o contacto meu mais divulgado por toda a gente, ou porque me permite ter acesso a informações sobre o curso ou a faculdade.

Porém, e voltando ao assunto ali de cima, se for qualquer coisa mais embaraçosa, a minha opinião é que fique no passado embaraçoso ou, pelo menos, longe de olhares indiscretos de amigos da faculdade. Um endereço de e-mail menos "normal" pode destruir toda uma reputação construída a pulso! Portanto, cuidado... *wink*


Só aqui entre nós, fui sempre (bem bem lá no fundo) uma vania_badgirl wannabe.

E aí desse lado, quem é que já teve ou tem ainda em uso e-mails mais antigos e que vos tenham deixado passar vergonhas?


Beijinho  :)

Sem comentários: